segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vaux-le-Vicomte e sua inesquecível festa

Vaux-le-Vicomte


Nicolas Fouquet (Paris, 27 de janeiro de 1615 Pignerol, 03 de abril de 1683) foi visconde de Melun, Visconde de Vaux, marquês de Belle-Île, e todo-poderoso Superintendente de Finanças do rei Luis XIV.

Também foi protetor e padroeiro dos escritores e artistas.

Em 1653, ordenou a construção de um magnífico castelo em Vaux-le-Vicomte.

Reconstituição histórica para Natal, 2010
A propriedade inicial, em verdade, fora adquirida antes de sua nomeação como superintendente, e constava apenas de um velho palácio rodeado por terras não cultivadas.


Em 17 de agosto de 1661 o visconde ofereceu ao Rei Luís XIV uma festa suntuosa, com jatos de água, fogos de artifício, um banquete para 1.000 comensais.

Na ocasião foi interpretada a peça Fâcheux de Molière, composta especialmente para o evento.


Retrato de Nicolas Fouquet,
por Édouard Lacretelle
Luis XIV ficou desconfiado vendo tal esplendor na casa do ministro das Finanças, enquanto as arcas reais estavam vazias e começou a suspeitar da fonte de tanta riqueza.

Fouquet ofereceu Vaux-le-Vicomte ao rei como presente, mas a oferta só fez aumentar a desconfiança do rei.

Veja vídeo
Vaux-le-Vicomte:
rememoração de uma
festa histórica...
que deu na prisão
do ministro de Finanças
que a fez!


Ao contrário do que diz a historiografia tradicional, este celebração extravagante em Vaux-le-vicomte não foi a causa que motivou a prisão de Fouquet.

De fato, a real decisão já estava tomada, no entanto, a festa explica a determinação de Luis XIV em acabar com esse ministro esbanjador.

Fouquet foi deposto em 1661 e morreu na prisão.




GLÓRIA CRUZADAS CATEDRAIS ORAÇÕES HEROIS CONTOS CIDADE SIMBOLOS Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCATEDRAIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário